468x60
Início POLÍTICA Sidney Leite defende novos caminhos para a economia do Amazonas
Sidney Leite defende novos caminhos  para a economia do Amazonas

Sidney Leite defende novos caminhos para a economia do Amazonas

6
0

O deputado estadual Sidney Leite defendeu novas alternativas para o desenvolvimento econômico do Amazonas durante a participação do programa Waldir Correa, na Rádio Difusora, na manhã desta terça-feira (9), em Manaus.

De acordo com o deputado, entre as saídas para a retomada do crescimento do Estado está o apoio ao desenvolvimento de atividades econômicas como o agronegócio, a exploração mineral, o manejo florestal e o turismo.

“O Amazonas sozinho, devido ao modelo da Zona Franca, arrecada mais tributos que todos os Estados da Região Norte juntos. Mas a grande contradição é que nós também temos o Estado mais ‘pobre’ da região, com municípios com IDH  (Índice de Desenvolvimento Humano) comparáveis a municípios da África. E com todo esse potencial que nós temos, é preciso destinar essa arrecadação para alavancar modelos alternativos de desenvolvimento”, disse o deputado.

De acordo com o parlamentar, esse processo passa pela regulamentação da atividade madeireira e mineradora, que tem um grande potencial econômico para o Amazonas. “A maior parte da atividade mineradora do Amazonas, hoje, é clandestina. Temos que tirar o minerador da ilegalidade e trazer ele pra legalidade. Quando é legalizado, o Estado e todo mundo ganha, pois o trabalhador está melhor amparado e passamos a ter o controle da extração, dos dejetos, do que pode comprometer o meio ambiente”, explicou.

Na atividade madeireira, o deputado também defendeu um investimento com responsabilidade ambiental e, sobretudo, visão macroeconômica. “Essa atividade precisa ser regularizada e o próprio Estado pode usar pegar Unidade de Conservação e fazer o trabalho de manejo. Infelizmente, a madeira que o Estado de Rondônia comercializa hoje para todo o País sai de maneira ilegal do Amazonas. Rondônia legaliza, vende e a gente fica sem receita”, alertou.

Sobre a atividade turística, o parlamentar citou o exemplo da pesca esportiva, que já traz ao Amazonas turistas do mundo todo com este interesse, porém à margem de qualquer política pública de incentivo e apoio a essa atividade.

Ele citou o Pará, semelhante em vários aspectos com o Amazonas, como exemplo de Estado que investe em sua imagem turística e hoje recolhe frutos dessa iniciativa.

Outros temas levantados durante a entrevista foram as questões de Saúde e Segurança Pública, que o deputado vai trabalhar tanto em Manaus quanto no interior buscando soluções articuladas. “A mesma sensação de insegurança que a população da capital vive não é diferente da realidade do interior. Então, vamos trabalhar do ponto de vista da repressão para articular a segurança no interior e em Manaus”, explicou.

EDUCAÇÃO

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Sidney Leite revelou detalhes da reunião que teve com o secretário de Estado da Educação, Lourenço Braga na última segunda-feira (8).

“Tratamos do Padeam (Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação), que é um recurso internacional trabalhado pelo ex-governador Omar Aziz e que visa a recuperação e construção de novas escolas e um plano de formação contínuo para valorização do professor. O que faz a diferença na educação publica é o gestor e o corpo de professores e é nisso que precisamos avançar”, concluiu.

(6)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

script charset="UTF-8" src="//cdn.sendpulse.com/28edd3380a1c17cf65b137fe96516659/js/push/694f057914f01ff839cc74d8f75a3baf_0.js" async>
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE