468x60
Início MANAUS Semed deve finalizar abastecimento da merenda escolar até sexta-feira
Semed deve finalizar abastecimento da merenda escolar até sexta-feira

Semed deve finalizar abastecimento da merenda escolar até sexta-feira

7
0

Buscando abastecer todas as 499 escolas da rede municipal de ensino para o início do ano letivo 2018 na próxima segunda-feira, 5/2, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar até esta sexta-feira, 2/2, a entrega dos gêneros alimentícios como congelados, básicos e hortifrúti, que fazem parte do cardápio da Alimentação Escolar da rede.

Para 2018, a Semed, por meio da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística da Semed, deve distribuir aproximadamente 12 mil toneladas de alimentos, sendo 1.135 toneladas de congelados, como frango, carne vermelha e filé de peixe; 6.560 toneladas de alimentos básicos, por exemplo, feijão, macarrão e açúcar; além de 4.421 toneladas de produtos da agricultura familiar.

O cardápio escolar é definido trimestralmente, elaborado conforme a Resolução/CD/FNDE Nº 38, de 16 de julho de 2009, que estabelece cardápios por modalidade de ensino e por faixa etária. Este cardápio está disponível no Portal da Secretaria, além de ser realizado um teste de aceitabilidade da alimentação servida.

Para 2018, além de oferecer uma alimentação saudável, a secretaria planeja promover nas escolas palestras aos colaboradores terceirizados operacionais, quanto ao Procedimento Operacional Padrão (POP) para o armazenamento e distribuição dos gêneros alimentícios e, para as manipuladoras de alimentos, capacitação sobre as boas práticas de higiene e conservação e concurso gastronômico.

De acordo com o diretor do departamento de suprimentos e logística da Semed, Leís Batista, esse processo de entrega dos gêneros alimentícios iniciou no dia 8 de janeiro, nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da secretaria, incluindo as unidades de ensino localizadas no Rio Negro e Amazonas, onde a entrega é realizada uma vez por mês.

“Nós fizemos o abastecimento, dos itens congelados. Agora estamos na fase de entrega dos produtos básicos. Temos a previsão até esta sexta de estar concluindo os itens básicos, para que, no dia 5 de fevereiro, não tenhamos qualquer tipo de descontinuidade nas atividades escolares”, explicou.

Ele explicou que foi realizado um planejamento da classificação dos itens A, B e C, na qual foram priorizados os itens de extrema necessidade e aqueles que são auxiliares na preparação.

O nutricionista Hélder Ehm Maia, da Gerência de Nutrição da Alimentação Escolar da Semed, é um dos responsáveis pela avaliação, fiscalização e acompanhamento dos alimentos recebidos e, posteriormente, entregues às escolas. Segundo ele, tudo é feito de forma minuciosa para manter a qualidade no devido consumo.

“Todo cardápio é feito em cima da necessidade nutricional de cada fase. O cardápio das creches é diferente dos Centros Municipais de Educação Infantil, sendo esse diferente dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois cada fase tem uma necessidade nutricional”, explicou.

A Escola Municipal Vicente Mendonça, no bairro Grande Vitória, zona Leste, deve receber esse ano quase 1.580 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos dois turnos. Para o diretor Francisco Sérgio, é fundamental receber a merenda escolar com antecedência. “É uma merenda de qualidade, porque é um almoço antecipado. Tenho certeza, que os alunos vão ficar muito satisfeitos com isso”, finalizou.

(7)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

script charset="UTF-8" src="//cdn.sendpulse.com/28edd3380a1c17cf65b137fe96516659/js/push/694f057914f01ff839cc74d8f75a3baf_0.js" async>
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE