Início POLÍTICA Carlos Alberto faz audiência pública sobre os problemas enfrentados na rede de atenção à saúde para o diagnóstico do autismo
Carlos Alberto faz audiência pública sobre os problemas enfrentados na rede de atenção à saúde para o diagnóstico do autismo

Carlos Alberto faz audiência pública sobre os problemas enfrentados na rede de atenção à saúde para o diagnóstico do autismo

10
0

“Nosso propósito foi debater, apresentar ideias e chegar a algum resultado”, afirmou o deputado estadual Carlos Alberto (PRB), presidente da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta sexta-feira (6), durante a audiência pública sobre os problemas enfrentados na rede de atenção à saúde para o diagnóstico do autismo no miniplenário Cônego Azevedo da Casa Legislativa.

“Com tanta informação que foi repassada aqui durante os debates nós vamos elaborar um Projeto de Lei para melhorar a vida de familiares, autistas e dos especialistas que cuidam desse assunto”, disse o parlamentar.

O vereador Álvaro Campelo, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante o mandato dele foi apresentado uma emenda para qualificar profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) sobre o tema do autismo. “É necessário que seja feito essa qualificação. Nosso objetivo aqui na Frente Parlamentar é ajudar e apresentar ideias para os autistas”, explica Campelo.

Conforme a coordenadora do grupo Cine Azul, Margareth Cordeiro, a audiência pública proposta pelo deputado Carlos Alberto foi muito importante. “São três anos de militância, quem me conhece sabe da minha luta. Queremos agradecer o deputado pela oportunidade e estamos nos fortalecendo até que todos possam ter dignidade”, conta Cordeiro.

A psicóloga Rosangela Fernandes, especialista em avaliação para o autismo destaca que o Estado tem muitos profissionais, mas que muitas vezes os pais não têm recursos para pagar tratamento adequado aos autistas. “Precisamos ter uma parceria aqui no Amazonas para buscar apoio para os genitores. Nós temos que trabalhar com o diagnóstico e tratamento para as pessoas que estão gritando por socorro”, frisou a especialista.

Além da presença de especialistas, representantes e dentre outros, a audiência pública contou com a presença da coordenadora estadual da rede de atenção psicossocial, Luciana Diederich, representando a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), Dra. Denise Junqueira, representando a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoas com Autismo da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Amazonas (OAB-AM), Mário Célio Ferreira de Castro, representado a Secretaria de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), representantes do Instituto do Amigo Rui (Iamar) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

(10)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

script charset="UTF-8" src="//cdn.sendpulse.com/28edd3380a1c17cf65b137fe96516659/js/push/694f057914f01ff839cc74d8f75a3baf_0.js" async>
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE