Professor da rede estadual de educação recebe prêmio nacional em solenidade do 10º Prêmio Professores do Brasil

Professor da rede estadual de educação recebe prêmio nacional em solenidade do 10º Prêmio Professores do Brasil

O professor de Educação Física da Escola Estadual de Tempo Integral Almirante Barroso, Jairo Silva de Araújo, recebeu o prêmio nacional durante a solenidade da 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil, realizada na Praça das Artes, em São Paulo (SP). A premiação, na categoria Temática Especial, foi um reconhecimento pelo excelente trabalho do projeto “Step, um passo contra a obesidade infantil e o sedentarismo”, desenvolvido pelo professor com os alunos da escola e que surtiu bons resultados na comunidade escolar e na família dos jovens alunos.

A solenidade de premiação ocorreu na tarde de segunda-feira (18/12). O Prêmio Professores do Brasil é uma das ações do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de reconhecer o trabalho dos professores da rede pública que, no exercício de atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.

A temática especial na qual o professor Jairo Araújo concorreu foi: “Esporte como Estratégia de Aprendizagem”.  Natural do Estado do Pará, Jairo leciona há um ano e meio em Manaus, na EETI Almirante Barroso, da Coordenadoria Distrital de Educação 3 (CDE 3). A EETI fica localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. Ele é formado em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Pará em 2015.

Na última sexta-feira (15/12), o professor Jairo também recebeu o prêmio a nível Estadual do Prêmio Professores do Brasil, realizada pelas secretarias Estadual e Municipal de Educação (Seduc e Semed).

O professor expressou a satisfação do reconhecimento de seu trabalho. “Nós somos um dos cinco melhores professores de educação física no Brasil e isso é uma grande realização”, disse.

Obesidade – A ideia do projeto surgiu quando o professor constatou que algumas crianças estavam acima do peso e sedentárias. Como professor da disciplina de educação física, ele começou a trabalhar os estudantes utilizando exercício aeróbico e aulas de step, que ajuda na perda de peso e desenvolve a coordenação motora. Com isso, percebeu a diferença quando as crianças começaram a chegar no peso ideal.

“O sonho de todo professor projetista é ter seu trabalho reconhecido, e quando há uma premiação dessa e você ganha é porque conseguiu que seu projeto fosse além dos muros da escola”, enfatiza o professor.

Premiação – O prêmio da Temática Especiais, Esporte como Estratégia de Aprendizagem, pelo Ministério da Educação, será a visita de um dia ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo para vivenciar a rotina de treino e interagir com atletas de renome nacional, além de participar de uma oficina de capacitação esportiva do programa Impulsiona a Educação Esportiva promovida pelo Instituto Península. As escolas vencedoras receberão ainda um kit de mini atletismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *