Aleam destaca o Dia do Maçom em sessão especial

4 de setembro de 2018 09:410 comentários

Em sessão especial realizada na manhã desta segunda-feira (3), a  Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) prestou homenagem solene à irmandade da Maçonaria, em alusão ao “Dia do Maçom”, no plenário Ruy Araújo, por iniciativa do deputado Luiz Castro (Rede Sustentabilidade), atendendo solicitação da Grande Loja Maçônica do Amazonas (Glomam) e Grande oriente do Brasil (GOB-AM).

Na abertura da sessão, o deputado Luiz Castro destacou a relevância da ordem maçônica, que congrega homens de todas as raças em vários países, organizados nas Lojas, desenvolvendo trabalhos que visam o aperfeiçoamento da humanidade, baseados nos princípios da liberdade, da fraternidade, da justiça e da paz.

O deputado ressaltou que ao longo da história, a Maçonaria teve papel fundamental em acontecimentos como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos. No Brasil, os maçons tiveram relevante influência na Independência do jugo da metrópole portuguesa, na Inconfidência Mineira e na Abolição da Escravatura.

“No Amazonas, os maçons se adiantaram na concessão da liberdade aos escravos, uma chaga social que levou muito tempo para ser extinta no Brasil. A Maçonaria  sempre manifestou essa posição de solidariedade, e contemporaneamente mantém a conduta ética, de combate à corrupção e de defesa dos valores democráticos”, destacou Luiz Castro.

Durante a sessão especial foram homenageados com placas de reconhecimento, as duas grandes Lojas do Amazonas, bem os os grão-mestres Armando se Souza Corrêa Júnior, da Loja Grande Oriente do Brasil (GOB-AM) e Fernando Ferreira Lima, da Grande Loja Maçônica do Amazonas (Glomam).

Também foram contemplados com certificados de honra ao mérito o secretário de Educação e Cultura da Glomam, Jurimar Colares Ypiranga, os grão-mestres Atila Atala Tuma e Marcelo Barbosa Peixoto e o orador da Loja Caetano Félix do Nascimento, Francisco Mourindo de Souza.

A mesa de abertura dos trabalhos da sessão especial, foi coordenada pelo deputado Cabo Maciel (PR).

Deixe um comentário