Amazonas concentra 73% dos casos de tuberculose do Brasil

Amazonas concentra 73% dos casos de tuberculose do Brasil

O Amazonas registra, em média, quatro casos de tuberculose por dia, sendo o Estado com maior concentração de doentes no país, com 73% dos casos. Os números alarmantes foram apresentados durante o 1º Seminário sobre Ações e Controle da doença, realizado sábado (2), na Pastoral da Saúde (Centro de Manaus).

O evento teve como objetivo conhecer as ações existentes e esclarecer dúvidas acerca dos desafios para o controle da tuberculose. Presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/AIDS e Tuberculose, o deputado estadual Luiz Castro (REDE) avaliou que o evento foi propício uma excelente iniciativa para futuras políticas públicas. “A tuberculose vem silenciosamente crescendo devido às baixas condições de alimentação e higiene. Precisamos combater a doença aproveitando os bons exemplos que o Amazonas já conseguiu, como no caso da Hanseníase”, assinalou Luiz Castro.

O deputado parabenizou o trabalho da Pastoral da Saúde, preocupada com o tema, e salientou que a Frente deve ser oficializada antes do recesso parlamentar, em 15 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *