Atendimentos de saúde ocorrem dentro da normalidade no primeiro dia de jogos das Olimpíadas

Atendimentos de saúde ocorrem dentro da normalidade no primeiro dia de jogos das Olimpíadas
MANAUS/AM - 04-08-16JOGOS OLÍMOICOS EM MANAUS.FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou um plano de ações para atender a população e turistas nos dias dos jogos de futebol das Olimpíadas 2016 e os dois primeiros jogos na capital foram considerados tranquilos, sem maiores intercorrências.

O Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS) registrou 28 atendimentos na Arena da Amazônia, Posto Médico Avançado da Ponta Negra e hospitais de referência relacionados as Olimpíadas que estão sendo monitorados.

Foram realizados 24 atendimentos clínicos (como diarreia, vômito, cefaleia), quatro por trauma (corte de vidro, inseto no ouvido) e o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) transportou duas pessoas para o Hospital 28 de Agosto, um militar que passou mal e uma pessoa com dores fortes. Do total de atendidos, 54% foi do sexo feminino.

“É um momento importante para a cidade e não estamos medindo esforços para que tudo transcorra bem. A saúde está em alerta para assegurar tranquilidade nos jogos e o primeiro dia foi tranquilo”, ressaltou o secretario municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Durante os eventos das Olimpíadas, o Samu reforçou suas equipes em todas as bases descentralizadas nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro-Sul, Centro-Oeste, Cidade de Deus, Colônia Antonio Aleixo, Santa Etelvina, Puraquequara, Posto Avançado da Ponta Negra, Base fluvial e Central de Remoção. O serviço também está atuando nos ‘Live Sites’ da Ponta Negra e do Largo de são Sebastião, com equipes de ambulância de suporte básico e suporte avançado.

No Centro Integrado de Comando e Controle, na Arena da Amazônia, tem equipe do Samu para pronto atendimento e também remoção de pacientes para unidades de urgência e emergência, no caso de demandas que necessitem de procedimentos de maior complexidade. Ao todo, 34 ambulâncias de suporte básico, oito unidades de suporte avançado, duas ambulanchas e 14 motolâncias estão sendo usadas nestes atendimentos.

O plano de ação de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) para as Olimpíadas foi focado na qualidade de produtos e serviços que podem oferecer risco à saúde se não estiverem dentro das normas de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *