Auditoria recomenda Recertificação da Amazonprev na ISO 9001-2015

15 de fevereiro de 2019 11:530 comentários

A Fundação Amazonprev conquistou, nesta quinta-feira (14/2), a recomendação de manutenção do Certificado ISO 9001, versão 2015. Foram quatro dias de auditoria realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do auditor Ricardo Rita. A Recertificação foi recomendada sem qualquer registro de não conformidade e/ou pontos fracos. Além desse fato, a Amazonprev é a primeira instituição pública, em todo o Estado do Amazonas, a confirmar a manutenção de certificação da norma. A avaliação teve como conceito a análise e mapeamento de riscos nas atividades da organização.



Durante a reunião de fechamento da auditoria, Ricardo Rita agradeceu a postura de facilitação dos servidores, o que, segundo ele, não é algo tão comum em processos de auditoria. Rita aproveitou ainda para indicar os pontos fortes identificados durante a avaliação das áreas de gestão.

“Na Amazonprev os servidores possuem um alto nível de conhecimento do sistema de negócio e isso é excelente porque é uma exigência da norma. Mesmo com a mudança recente de liderança na instituição, esse alto nível se manteve”, avaliou Rita, ao admitir que o planejamento estratégico, o mapeamento dos processos e a política de comunicação também foram itens imprescindíveis para recomendar a Recertificação da ISO.

Para o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, o resultado é reflexo do comprometimento que a equipe de servidores tem com a missão institucional e fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de anos, por meio de auditorias internas, que ajudam a manter um contínuo processo de identificação e tratamento dos riscos e oportunidades de melhoria.

Zogahib ressaltou ainda que essa conquista consolida a Amazonprev como uma organização de estrutura sólida e que atende aos princípios e elementos constitutivos com os quais foi criada.

“Isso mostra que estamos totalmente alinhados aos princípios do Governo do Estado, que primam pela alta capacitação técnica e estrutural para atender as necessidades do cidadão de forma ética, honesta e transparente. A Amazonprev, ao conquistar padrão normativo internacional, realiza algo praticamente inédito no Brasil. Somos um dos poucos, talvez até o único Regime Próprio de Previdência a alcançar tão alto nível”, analisou.

Posição de destaque – A norma ISO 9001:2015 foi publicada em setembro de 2015, com objetivo de substituir a versão 2008, que foi concedida à Amazonprev em 2010. Em 2018, a Fundação migrou para a versão 2015. A manutenção e aprimoramento das boas práticas de gestão garantiram, agora em 2019, a recomendação para ser Recertificada.

O relatório de auditoria, consolidado pelo auditor Ricardo Ritta e que recomenda a manutenção da ISO, será entregue à Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da Universidade de São Paulo, para que seja oficializada a emissão do Selo de Recertificação.

Deixe um comentário


TEXTO

%d blogueiros gostam disto: