Benjamin lança “Semana do Bebê” e o Plano Municipal para a Primeira Infância

Benjamin lança “Semana do Bebê” e o  Plano Municipal para a Primeira Infância

Benjamin Constant (AM) — A Prefeitura do município de Benjamin Constant (a 1.116 km de Manaus, região do Alto Solimões) instituiu na manhã desta quarta-feira (04/05), a “Semana do Bebê”. Decreto neste sentido foi sancionado pela prefeita Iracema Maia (PSD) ao presidir a solenidade a prefeita lançou o Plano Municipal da Primeira Infância cujo objetivo é a implementação de ações na assistência às crianças nas áreas da saúde, educação e ação social. Benjamin Constant concorre ao “Selo  Unicef Município Aprovado”.

O evento contou as presenças dos representantes da Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância regional (Amazônia Legal) Unai Sacona e nacional, Ugary Stahl.

Além do decreto aprovado pela Câmara Municipal, a prefeita fez a entrega da chave simbólica da cidade à bebê Geovanna Silva Reis, nascida aos oito meses de gestação no último domingo, filha de Marivone Santos Seabra e Francisco Rios Flores, residentes no Centro.

“Eu quero parabenizar tanto a prefeita como o município”, afirmou Unai Sacona. Ele fez uma breve explanação da atuação da Unicef no incentivo à implementação de políticas públicas voltadas para a infância. Dentre elas o incentivo aos municípios para a implantação do Plano Municipal para a Primeira Infância.

Ugary Stahl por sua vez observou o selo é concedido aos municípios que mais rapidamente melhoram os indicadores na assistência à primeira infância.

A prefeita Iracema Maia por sua vez fez um balanço de sua atuação na área social do município no período de 1996 até 2004, como secretária municipal de Ação Social e por um curto período secretária municipal de Saúde. Lembrou que na década de 90, o município não tinha sequer um programa na área social.

“Graças a deus conseguimos construir muito essa plataforma social no município e naquela ocasião demos uma ênfase maior para as crianças, para os adolescentes e os idosos. Fizemos um trabalho fantástico que até hoje é lembrado pela população de Benjamin Constant”, assinalou.

A solenidade contou apresentações de crianças usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

À tarde, a Prefeitura realizou uma segunda solenidade com a participação dos dois representantes da Unicef na comunidade indígena de Filadélfia, quando foi apresentada a “Bebê Cacique” Geissilane Curico Campos, nascida na última segunda-feira, filha de Craciete Ramos Curico e Geine Aiambo Campos, família da etnia Tikuna.

A escolha das duas bebês teve como critério a primeira a nascer no primeiro dia da semana. Geovana nasceu às 12 horas de domingo e Geissilane nas primeiras horas da segnda-feira na comunidade de Filadélfia.

Fotos: Eduardo Gomes/Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *