Centro Municipal de Ensino Infantil recebe atividade sobre importância da amamentação

Centro Municipal de Ensino Infantil recebe atividade sobre importância da amamentação
Centro Municipal de Ensino Infantil recebe atividade sobre importância da amamentação.Fotos: Cleomir Santos.

Em alusão ao ‘Agosto Dourado’, mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Heliodoro Balbi, na zona Norte de Manaus, recebeu atividades de orientação voltadas aos pais e alunos da unidade. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 19.

Foram montadas salas temáticas em que foram abordados assuntos como aleitamento materno, alimentação saudável, higiene bucal e também rodas de conversas com as mães para tirar dúvidas. Já para as crianças, a brincadeira foi comandada pelo grupo de teatro do Parque Municipal da Criança.

A ação foi resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A Chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI) da Semed, Izânia Souza, reforçou que a saúde na primeira infância é essencial para o desenvolvimento educacional.

“O investimento na primeira infância é primordial e, hoje, a gente percebe que cuidar da primeira infância não é possível sozinho, por isso nos unimos à Semsa, nessa ação. O desenvolvimento nessa etapa é primordial para que a criança possa vir para escola e tenha bom rendimento”, destacou.

A diretora do Cmei, professora Rosimar Cardoso, lembrou que a boa saúde das crianças culmina em uma boa frequência escolar. “As orientações vão ajudar aos pequenos a serem saudáveis. Sabemos que nessa fase a criança que não é bem alimentada acaba adoecendo e isso causa ausência escolar. Esse evento só veio a somar com as ações da nossa escola e reforçar nosso trabalho pedagógico”, disse.

Maria do Socorro da Silva, 45, é mãe do pequeno Paulo Henrique, de um ano. Ela é vizinha da escola e participou das palestras sobre aleitamento materno e importância da higiene bucal para as crianças.

“É muito importante esse reconhecimento que estão dando para gente que mora num bairro periférico. O aleitamento materno é algo muito importante para saúde da criança. Amamentar é um momento prazeroso que não tem o que pague. Eu tenho quatro filhos e todos mamaram e por isso são super saudáveis”, afirmou.

Agosto dourado

A campanha Agosto Dourado é um mês de orientação e incentivo à amamentação. O símbolo é um laço dourado que representa o padrão ouro para alimentação infantil. Cada parte do laço tem uma mensagem especial: um lado representa a mãe e o outro a criança. O nó significa a união entre a família e a sociedade.

“Essa ação se difunde saindo das unidades de saúde e passando para área educacional. Trouxemos informações aos pais e mães sobre a importância do leite materno. É sempre bom nós repetirmos essas informações porque novas mães surgem a todo momento”, afirmou o secretário Municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *