Com entrada de 1kg de alimento, Acopajam realiza 1ª Copa APAE de Judô, neste sábado

Com entrada de 1kg de alimento, Acopajam realiza 1ª Copa APAE de Judô, neste sábado

Por Paulo Rogério

A Associação Comunitária de Pais e Alunos de Judô do Amazonas (Acopajam), realiza na manhã deste sábado, 12, a 1ª Copa APAE de Judô. O evento será realizado no Ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizado na avenida Perimetral, s/nº, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.

O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla da entidade Apaeano. A realização do evento é da Acopajam com apoio da Prefeitura de Manaus, Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Magistral e Federação Amazonense de Judô (Fejama).

As disputas acontecerão no festival infantil, até 8 anos de idade, além do mirim de 9 a 11 anos e na categoria absoluto, masculino e feminino, sem divisão de peso. Os atletas participantes das disputas, assim como, o público em geral contribuirão com um 1kg de alimento não perecível, que será destinado a Apae Manaus.

Há 35 anos na modalidade, sendo faixa preta 5º dan no judô e jiu-jitsu, o diretor técnico da Acopajam, Gláucio Mendonça, disse que a entidade firmou uma parceria com a Apae para realizar a competição e ajudar quem precisa de muito amor e carinho.

– É uma instituição que realiza um trabalho muito relevante em nosso Estado e na nossa cidade. Nesse sentido, estamos promovendo esse evento, por isso, pedimos aos participantes e o público que prestigiem, mas acima de tudo, levem sua contribuição de 1kg de alimento não perecível – disse e revelou como surgiu a ideia da competição.

– Nós entramos em contato com a Apae para realizar um torneio de futsal, mas lá me apresentaram a realidade em que as pessoas com deficiência passam. É importante que a comunidade e a sociedade empunham a bandeira da solidariedade. Hoje, a Apae tem pessoas abnegadas, que trabalham por um ideal, por esse motivo, precisam de nossa ajuda e compreensão – comentou o dirigente, que coordena o projeto Judô Semed, na Secretaria Municipal de Educação, além de ser também professor da Secretaria do Estado da Educação (Seduc).

Para cada naipe da categoria absoluto a premiação será no valor de R$ 500. A expectativa é que a Copa APAE de Judô reúna cerca de 250 atletas, entre crianças e adultos. A coordenação aguarda uma arrecadação equivalente a 750 kg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *