Comunidades rurais de Manacapuru buscam apoio ao programa “Luz para Todos”

Comunidades rurais de Manacapuru buscam apoio ao programa “Luz para Todos”

Representantes de 40 comunidades rurais e urbanas de Manacapuru (a 84 km de Manaus) buscam junto ao Ministério das Minas e Energia a expansão, continuação e/ou implantação do programa “Luz Para Todos”. Na manhã desta terça-feira (23), eles estiveram na sede da Eletrobras Amazonas Energia, em audiência articulada pela deputada estadual Alessandra Campêlo (PCdoB) e pelo secretário de Governo e Planejamento de Manacapuru, Wanderley Barroso, com o coordenador estadual do “Luz para Todos”, André Rocha.

Morador da comunidade Monte Ararate, na Costa do Cabaleana (paraná do Supiá), Carlos Alberto de Castro Soares, explicou que a luta dos moradores é pela ampliação do programa. “O Luz para Todos chegou a 500 metros da minha casa e estamos aqui para pedir a ampliação do programa, pois vai fazer a diferença na qualidade da vida de mais de 100 famílias. O homem do campo precisa permanecer no campo e a energia traz tanto conforto quanto bem-estar para as famílias que moram lá”, explicou.

Além das comunidades rurais, alguns bairros da zona urbana de Manacapuru também buscam soluções na área de energia elétrica. O Vale Verde, na região do Novo Manacá, precisa de um melhor fornecimento, com foco na extensão da rede de energia elétrica, colocação de postes e combate aos “gatos”.

Segundo a representante do bairro, Ana Cristina Pedrosa da Silva, mais de 500 famílias aguardam uma resposta da Eletrobras Amazonas Energia. “A principal necessidade é a falta de postes e transformadores. Tem também a questão dos desvios de energia, pois isso sobrecarrega a rede e tem faltado luz e equipamentos eletroeletrônicos constantemente são queimados. A expectativa dessa reunião marcada pela deputada Alessandra e pelo secretário Wanderley é que a Amazonas Energia possa resolver a situação do Vale Verde e das outras comunidades”, enfatizou a líder comunitária.

Alessandra destacou que conhece a maioria das comunidades rurais e ribeirinhas de Manacapuru e sabe da importância da energia elétrica para a melhoria da qualidade de vida dos moradores dessas regiões. Por esse motivo, a deputada assegurou que vai se empenhar pessoalmente para que todas as demandas das lideranças sejam atendidas junto à Eletrobras Amazonas Energia.

Caíque Varella

Caíque Varella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.