Copa Interativa de Voleibol de Manaus é neste final de semana, 17 e 18

Copa Interativa de Voleibol de Manaus é neste final de semana, 17 e 18

Nomes de vários países serão “emprestados” neste final de semana, 17 e 18, para dar vida à Copa Interativa de Voleibol do Centro Social Urbano Parque Dez de Novembro. O evento, que será realizado na quadra 2 da Vila Olímpica de Manaus, localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da capital, inicia às 13h nos dois dias, quando 12 equipes participam da fase classificatória. A final está marcada para o dia 24 de setembro, no mesmo local. A temporada recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Essa é a décima edição da Copa, que acontece desde 2014. Este ano, disputam o título os times do Brasil, Austrália, Turquia, França, Itália, Rússia, Espanha, Colômbia, Argentina, Egito, Japão e Polônia. A equipe mais vitoriosa é a verde e amarelo e, todos os anos, as duas últimas colocadas na classificação são rebaixadas e ficam impossibilitadas de participar do evento pelo menos um ano.

“O evento este ano completa três anos e várias edições acontecem desde 2014. O Brasil é o único time que detém o bicampeonato e todos os anos duas equipes são rebaixadas, dando oportunidade para outros países disputarem a competição. Em 2016, por exemplo, temos a Polônia com participação inédita e a Austrália, que caiu uma vez e agora está retornando com uma equipe mais forte”, explicou o coordenador geral, Matheus Gonçalves.

Matheus ainda conta que a competição iniciou no CSU do Parque Dez, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, e que depois de lá, várias quadras receberam o evento. O idealizador da Copa foi Fernando Santos, que faleceu no mesmo ano em que a prova ganhou impulso, em 2014, devido uma pneumonia.

“A gente sempre brincou de vôlei no CSU do Parque Dez e, certa vez, o Fernandinho deu a ideia e começou a mobilizar a galera para tornar o que até então era amadorismo em algo sério. Ele infelizmente faleceu, mas continuamos com a Copa, que a cada ano se fortalece e é conhecida por ser uma competição bastante dura, de muita técnica e times preparados. Para participar, inclusive, existe uma pré-seleção”, explicou.

Além de coordenador, Matheus ainda acumula a função de responsável e jogador da equipe da Rússia. Pela Copa, inclusive, é obrigatório que o comandante do time atue em pelo menos um set na fase classificatória.

“Nós temos essa regra e ela tem que ser respeitada por todos, caso contrário a equipe é desclassificada. Acho que esta regra contribui para a qualidade da competição, pois a partir daí todos se cobram mais. Eu me considero um jogador bem versátil e posso atuar tanto na ponta, como na saída ou no meio. Gosto mesmo é de colaborar com meu time”, comentou.

Classificação

Pela Copa, cada time pode atuar até cinco vezes nos dois dias de fase classificatória e a final, que recebe os oito melhores, acontece dia 24 de setembro, na quadra II da Vila Olímpica, Dom Pedro, a partir das 13h30.

Uma das curiosidades sobre a Copa é que o time da Colômbia – atual campeão – é o único time misto, contando a com a participação de uma mulher. O lugar mais alto do pódio, por edição, foi ocupado pelos seguintes países: 1º Brasil / 2º Turquia / 3º Brasil / 4ºAustrália / 5º Japão / 6º Itália / 7º Egito / 8º Rússia / 9º Colômbia.

Tabela de jogos – sábado – 17/09

Jogo 1-POL X TUR

Jogo 2- JPN X RUS

Jogo 3- FRA X AUS

Jogo 4-RUS X POL

Jogo 5- AUS X TUR

Jogo 6- FRAN X JPN

Jogo 7-POL X AUS

Jogo 8- RUS X FRA

Jogo 9- TUR X JPN

Jogo 10- FRA X POL

Jogo 11- JPN X AUS

Jogo 12- TUR X RUS

Jogo 13- POL X JPN

Jogo 14- FRA X TUR

Jogo 15- AUS X RUS

Tabela de jogos – domingo – 18/09

Jogo 1- BRA X ESP

Jogo 2- EGT X ITA

Jogo 3- ARG X COL

Jogo 4- ITA X BRA

Jogo 5- COL X ESP

Jogo 6- ARG X EGT

Jogo 7- BRA X COL

Jogo 8- ITA X ARG

Jogo 9- ESP X EGT

Jogo 10- ARG X BRA

Jogo 11- EGT X COL

Jogo 12- ESP X ITA

Jogo 13- BRA X EGT

Jogo 14- ARG X ESP

Jogo 15- COL X ITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *