Dia do Líder Comunitário é comemorado com Sessão Especial na Assembleia Legislativa

Dia do Líder Comunitário é comemorado com Sessão Especial na Assembleia Legislativa

Mais trezentas pessoas prestigiaram a Sessão Especial do Líder Comunitário na tarde desta terça-feira, 9 de maio, no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas. A homenagem foi uma propositura da deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB) e reuniu líderes de comunidades da capital e interior do Estado, além de associações de moradores e outras entidades representativas do segmento comunitário. O deputado Abdala Fraxe (PTN) presidiu a atividade que também foi prestigiada pelos deputados Dermilson Chagas (PEN) e Luiz Castro (Rede).

O Dia Nacional do Líder Comunitário é comemorado anualmente no dia 5 de maio. Para a deputada Alessandra, a data não poderia passar em branco no Poder Legislativo, pois são justamente as lideranças que trazem ao conhecimento dos parlamentares as demandas dos moradores dos bairros e comunidades da capital e interior e também os anseios dos homens e mulheres da zona rural.

“O líder comunitário é um porta-voz da população, o elo entre as comunidades e o Poder Público (Executivo Legislativo e Judiciário). Quando a gente vai para os bairros ou comunidades rurais é com vocês que a gente fala, são vocês que trazem as demandas que pautam o dia a dia do nosso mandato. Se depender de mim, todos os anos haverá homenagem aos líderes comunitários, pois não podemos nos lembrar dos líderes comunitários somente em época de eleição”, afirmou Alessandra.

Presidente da Associação de Moradores da Comunidade Jesus Me Deu, na Zona Norte de Manaus, o líder comunitário Sidney “Banana” Ribeiro foi um dos oito homenageados pela Assembleia por indicação da deputada. Ele recebeu uma placa em reconhecimento aos serviços prestados ao seu bairro.

“A deputada Alessandra tem sido uma parceira não só do Jesus Me Deu, mas de todas as comunidades de Manaus. O seu mandato popular tem sido marcado pela defesa da melhoria da qualidade de vida da população mais humilde da capital e também dos moradores da zona rural e ribeirinhos. A Assembleia Legislativa está de parabéns pela iniciativa de realizar essa sessão especial”, exaltou Sidney.

Liderança com trabalho desenvolvido na zona rural e ribeirinha de Manacapuru, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal do município Wanderley Barroso também foi um homenageados pelo Parlamento. Em seu pronunciamento, ele classificou os líderes comunitários como “artistas do dia a dia” e fundamentais para o funcionamento do Estado Democrático de Direito.

“O Estado Democrático de Direito é composto por dois braços: o primeiro é o Governo, que é representado pelas suas instituições, e o segundo é o povo, que é representando pelas associações, cooperativas, igrejas, sindicatos, e aí está inserido o líder comunitário que muitas vezes faz o papel de um vereador e ou de um deputado”, destacou Barroso.

Homenageados:

Placa: Sidney “Banana” Ribeiro

Certificados: Raimundo Santos da Silva, Manoel Ademar Pinheiro Brito, Júlio Farias de Souza, Joana Pinheiro, Célio Malveira Pessoa, Wanderley Soares Barroso e Marcos Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *