Eduardo Braga sugere edição de ato federal para solucionar impasse sobre cinco unidades de conservação no AM

Eduardo Braga sugere edição de ato federal para solucionar impasse sobre cinco unidades de conservação no AM
Senador Eduardo Braga

O senador Eduardo Braga (PMDB/AM) cobrou, na quarta-feira (24/05), do governo federal o rápido encaminhamento de uma solução sobre o conflito que envolve as cinco unidades de conservação criadas em maio de 2016 no sul do Amazonas. Ele recomendou a edição de um ato com pontos de consenso a respeito do assunto.

“Creio que já é chegada a hora para que o governo faça um decreto naquilo em que não há empecilho. Estamos há um ano nessa discussão”, afirmou o parlamentar durante reunião da bancada do estado no Congresso Nacional com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e técnicos da pasta.

De acordo com o senador, a população e os pequenos produtores do sul amazonense têm enfrentado uma série de adversidades. “Há um longo e tenso conflito na região. As pessoas estão com dificuldades de sobrevivência e de ter uma segurança jurídica para trabalhar”, disse.

Ao ministro e aos técnicos, Eduardo Braga lembrou que o Amazonas foi pioneiro ao implantar projetos de desenvolvimento sustentável, especialmente a partir dos anos 2000, mas hoje essas iniciativas esbarram em entraves burocráticos. “O grande desafio é integrar o que está no papel e na vida real das pessoas. Enquanto criamos regras de sustentabilidade, estamos criando barreira de insustentabilidade para a sobrevivência dos cidadãos”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *