Encontro marcará o Dia Nacional do Ouvidor no AM

Encontro marcará o Dia Nacional do Ouvidor no AM

Ouvidores de órgãos e instituições públicas estarão reunidos para um momento de debate e discussão sobre os resultados da atuação das ouvidorias amazonenses na luta pela garantia dos direitos ao cidadão. O encontro acontecerá no dia 16 de março, data instituída pela lei federal número 12.632/12 como o Dia Nacional do Ouvidor. O evento é coordenado pela Ouvidoria Geral do Estado e será realizado no auditório Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a partir de 9h.

Durante a programação serão apresentadas cinco palestras, todas com duração de 15 minutos, com abordagens de temas como “A ouvidoria como ferramenta de cidadania”, “Função social da ouvidoria no sistema penitenciário amazonense” e “Práticas, dificuldades e resultados da ouvidoria municipal”. Participarão do evento ouvidorias de órgãos como: Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), Ouvidoria Geral do Município (OGM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), entre outros.

As ferramentas tecnológicas disponibilizadas para o recebimento de demandas também serão abordadas durante o evento. Segundo a ouvidora geral do Estado, Zanele Teixeira, a ideia é que os ouvidores interajam e troquem experiências sobre os resultados obtidos após o atendimento ao cidadão.

“No encontro vamos falar sobre o papel da ouvidoria que é receber, analisar, encaminhar demandas e acompanhar as providências tomadas. A ouvidoria é um mediador entre a instituição e o cidadão. O uso de sistemas como a Rede Amazonense de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-AM) tem contribuído para o atendimento ao usuário em menor tempo. Com isso, houve aumento significativo no recebimento de demandas”, expressou a ouvidora. “Será um momento de troca de experiências e análise de resultados das diversas ouvidorias participantes”, completou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *