Enquanto o governador anuncia cortes na saúde, SPA’s de várias Zonas de Manaus estão literalmente abandonados.

Enquanto o governador anuncia cortes na saúde, SPA’s de várias Zonas de Manaus estão literalmente abandonados.

Após o governador do Amazonas, José Melo, anunciar na ultima sexta-feira (20) a redução de R$ 300 milhões de reais da pasta da saúde e mudanças nos funcionamentos dos SPA’s (Serviços de Pronto- Atendimento) o Portal A NOTÍCIA DO AM, fez uma blitz em alguns destes e o que se comprovou foi que a saúde do governo esta categoricamente muito mal.

A mudança será brusca, 10 SPA’s (Serviços de Pronto- Atendimento) passarão a ser UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e serão administradas pela Prefeitura de Manaus, tendo o atendimento reduzido de segunda a sábado e interrompido aos domingos.

receitaNossa equipe visitou alguns SPA’s e o que se pode constatar foi um total estado de abandono, em 8 deles os usuários tem que aguardar o atendimento sem sequer uma ventilação adequada, pois condicionadores de ar não funcionam, muitos deles estão totalmente sucateados.

O ponto mais crítico, foi denunciado por um dos funcionários do SPA Danilo Correia, no Bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

De acordo com o funcionário, os condicionadores de ar estão há mais de 20 dias parados, nos finais de semana os médicos não vem trabalhar e pagam alguém para tirar o plantão deles, na maioria estudantes de medicina “eles deixam o carimbo e os estudantes assinam as receitas como se fossem eles” disso o funcionário.

A paciente Maria Souza, que procurou o SPA por estar a três dias com febre, dor de cabeça, vômito e diarreia, diagnosticada pela medica que a atendeu como uma forte gripe, receitando que tomasse Kóide, um remédio indicado para distúrbios endócrinos, osteomusculares, geralmente receitados para o tratamento de tireoidites não-supurativas e hipercalcemia associada ao câncer e hiperplasia adrenal congênita.  receita1Alem de Melocox (meloxicam) que é indicado no tratamento sintomático da artrite reumatóide e tratamento sintomático de osteoartrites dolorosas (artroses, doenças degenerativas das articulações).

O interessante foi o carimbo da médica na receita dada, em que mostra que a Dra. Raquel Lopes, é médica psiquiatra, com o CRM-AM 6356.

No SPA do Alvorada, a situação é a mesma, segundo uma funcionaria relatou a nossa reportagem, nos finais de semana o que mais tem são médicos estrangeiros tirando serviços dos que eram para estar de plantão, isso sem dizer que muitos acadêmicos passam por médicos enquanto eles estão jantando fora com maridos e esposas durante o horário de serviço.

No local também estão alguns condicionadores de ar parados, uns por ordem da direção para economizar energia e outros por não terem mesmo manutenção.

Esses problemas são iguais em todos os SPA’s que nossa reportagem visitou desde o inicio da tarde de sexta-feira, logo após o anuncio realizado pelo governador José Melo, na sede do Governo do Estado, até o a noite de ontem (21).

Deixamos aqui o espaço aberto para que a SUSAM possa falar sobre os problemas relatados

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *