Governo do Amazonas e CAESB agilizam ações para avanço do Prosai em Maués

Governo do Amazonas e CAESB agilizam ações para avanço do Prosai em Maués
MANAUS 23.11.18 - ESTACAO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE). FOTO:TIAGO CORREA_SRMM

O Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) ganhará, nos próximos dias, um reforço na execução das atividades pertinentes ao saneamento que beneficiará todo o município de Maués, distante 268 quilômetros em linha reta de Manaus. O Governo do Estado vai oficializar convênio com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), que será responsável por realizar consultoria técnica com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que atua em Maués.

Consultores da CAESB estiveram, nos dias 23 e 24 de janeiro, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), para apresentação do Plano de Trabalho a ser executado, análise de propostas e ajustes de prazos, junto ao coordenador da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Claudemir Andrade. O convênio visa dar capacidade técnica ao SAAE, possibilitando a prestação de serviços de melhor qualidade à população do município.

“Além de atender às necessidades para a execução do Prosai, o objetivo deste convênio é realizar um acompanhamento geral do sistema de abastecimento de água, coleta e destinação de esgoto da cidade de forma sustentável, conferindo maior autonomia ao SAAE”, pontuou Claudemir Andrade, coordenador da UGPE.

Assessoria – Além de colaborar para a melhoria da qualidade de vida da população e para a diminuição do desperdício, a CAESB também atuará assessorando a Unidade Gerenciadora do ProsaiMaués (UGPM) em campanhas de conscientização, bem como na capacitação da mão de obra local. “Serão realizados treinamentos para capacitar o pessoal. O processo de profissionalização se faz necessário para a execução das atividades e o município só tem a ganhar. Vimos que a atual gestão está disposta a dar celeridade ao programa e isso é muito positivo. Queremos ser parceiros em um processo participativo, ao longo do trabalho”, avaliou Klaus Neder, consultor da CAESB.

O convênio será oficializado junto ao Governo do Estado e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do ProsaiMaués, no mês de Fevereiro, para que o início dos trabalhos no município se dê a partir de Março.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *