INSS firma acordo de cooperação técnica com o OAB-AM para agilizar atendimentos de advogados junto à previdência

INSS firma acordo de cooperação técnica com o OAB-AM para agilizar atendimentos de advogados junto à previdência

Um acordo de cooperação técnica firmado pela gerência-executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Manaus e a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Amazonas (OAB/AM) vai agilizar o atendimento de advogados junto à Previdência Social. O compromisso, assinado na tarde desta sexta-feira, 2 de março, e tem por objetivo viabilizar a operacionalização de requerimentos de serviços e/ou benefícios previdenciários prestados pelo instituto em uma plataforma digital.

A medida dá sequencia ao projeto INSS Digital – uma nova forma de atender, desenvolvido pelo órgão federal. “A assinatura deste acordo vem ao encontro dos anseios da sociedade, que busca serviços mais ágeis. Ao aperfeiçoarmos o atendimento prestado aos advogados, estamos liberando mais vagas nas nossas agências para atender à população”, explicou o gerente-executivo do INSS Manaus, Clizares Santana, que assinou o termo, acompanhado pelo superintendente norte/centro-oeste do Instituto, André Fidelis.

Com a mudança, a operacionalização de requerimentos de serviços e/ou benefícios previdenciários vai passar a acontecer em uma plataforma digital. A OAB-AM será responsável pelo cadastro dos profissionais que irão utilizar o sistema na modalidade de atendimento a distância. No ambiente virtual, haverá a possibilidade de preparar e instruir requerimentos, com a digitalização e autenticação dos documentos inclusive, para posterior análise do INSS, que poderá reconhecer ou não o direito à percepção de benefícios.

“Cada um dos escritórios de advocacia do Amazonas vai poder funcionar como uma espécie de agencia digital do INSS, o que vai agilizar e facilitar a vida do advogado e do seu cliente, que não podem perder tempo, uma vez que processos judiciais já têm seus próprios processos burocráticos”, afirmou o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy.

INSS Digital – Trata-se de uma ferramenta que combina aspectos presenciais e remotos para melhorar o atendimento previdenciário à população. Visa tornar os procedimentos céleres e eficazes. Na plataforma, os profissionais vão encontrar a preparação e instrução de requerimentos para posterior análise do INSS, a quem cabe reconhecer ou não o direito à percepção de benefícios. Os requerimentos de serviços e/ou benefícios previdenciários serão efetuados pelos advogados cadastrados, com a digitalização e autenticação dos documentos necessários à análise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *