Ivon Rates desmente reportagem que o acusava de ter aumentado seu salario após as eleições

Ivon Rates desmente reportagem que o acusava de ter aumentado seu salario após as eleições
Ivon Rates, prefeito de Envira-AM - Foto: Caíque Varella

Publicações recentes acusando o Prefeito do município de Envira (distante 1.216 quilômetros em linha reta de Manaus), de ter aumentado seu próprio salário logo depois das eleições recentes foram esclarecida por Ivon Rates.

O prefeito reeleito Ivon Rates (PROS), publicou em sua pagina em uma rede social um desabafo esclarecendo  uma matéria vinculada em um jornal da capital, em que foi dada a informação que um dia após ser reeleito, o prefeito havia aprovado o aumento do seu próprio salario e passaria a receber  R$ 16,7 mil a partir de janeiro de 2017.

Antes das Eleições de 2012, eu ainda não estava nem eleito prefeito e a Câmara Municipal decidiu que o Salário do Prefeito seria cerca de 13 mil. Em setembro do ano de 2015, diante do agravamento da crise do país, enviei projeto de Lei para a Câmara diminuindo para cerca de 9 mil o meu salário e é esse valor que venho recebendo desde 2015. Deduzidos os impostos e contribuição previdenciária, percebo em torno de 7 mil. Disse Rates

 A Câmara quando elevou para cerca de 16 mil o novo salário do prefeito levou em consideração a lei criada por ela em 2012 (com salário de 13 mil) e aplicou a inflação oficial dos últimos quatro anos que fica por volta de 25% e não 80% como foi divulgado em algumas publicações. Essas providências da Câmara constam da própria Lei Orgânica do Município que diz quando e quais os parâmetros de cálculos que devem ser adotados na elaboração da lei.

A verdade é que no fim de cada gestão a Câmara de vereadores, independentemente da vontade do prefeito ou do seu presidente, define em lei própria e de iniciativa exclusiva do poder legislativos os valores de remuneração de Prefeito, Vice-prefeito, Agentes políticos (Secretários e assemelhados) e Vereadores, antes das eleições municipais, ou seja: antes que se saiba quem serão os eleitos. E assim se procedeu para definir os valores de remuneração para os quatro anos que virão, sem nenhuma interferência do executivo municipal. Finalizou Ivon Rates.

Um comentário em “Ivon Rates desmente reportagem que o acusava de ter aumentado seu salario após as eleições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *