Luiz Castro pede prioridade ao debate sobre uso abusivo de agrotóxicos

Luiz Castro pede prioridade ao debate sobre uso abusivo de agrotóxicos

O deputado estadual Luiz Castro (REDE) destacou em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (23), a instalação do Fórum Estadual de Enfrentamento dos Efeitos Nocivos do Uso Abusivo de Agrotóxicos, realizado na última segunda-feira (22), no Ministério Público Estadual (MPE-AM).

Na opinião do parlamentar, o assunto deve ser priorizado, visto que o problema afeta a sociedade como um todo. Segundo ele, o Brasil é classificado como o maior consumidor mundial de agrotóxicos, utilizado principalmente na agricultura de larga escala. “Mas também uma parte expressiva da agricultura de pequena escala e agricultura familiar usa muito agrotóxico”, alertou.

O parlamentar também chamou atenção para os cuidados necessários para a utilização de agrotóxicos, lembrou a existência de estudos que demonstram o aumento dos casos de câncer, no país, por conta do uso do produto e ressaltou que a iniciativa do Fórum não é contrária aos agricultores, mas sim favorável a essas pessoas que são as primeiras a sentirem os efeitos do uso dessas substâncias nas lavouras. Luiz Castro lembrou ainda a contaminação do solo e dos rios.

“No caso da produção de verduras em áreas de várzea aqui no entorno de Manaus, quando o rio alaga o agrotóxico fica no solo e os peixes têm contato direto com os venenos e nós passamos a consumir não apenas a verdura, mas também o peixe contaminado”, ressaltou.

Por fim, o deputado estadual disse que a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e todos os produtores rurais possuem um “grande dever de casa” no uso adequado dessas substâncias. “Precisamos sim debater esse tema e, ao mesmo tempo, incentivar as práticas de agricultura orgânica e agricultura agroecológica”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *