Mãe Emília, expoente da Umbanda no Amazonas, morre aos 75 anos nesta sexta-feira

26 de setembro de 2020 14:110 comentários

Morre aos 75 anos Mae Emilia ,expoente da matriz africana no Amazonas, sacerdotisa do tambor de Mina Gegê Nagô

NOTA DE PESAR-

O Instituto Ganga Zumba vem por meio desta, informar o falecimento de Mãe Emília de Toy Lissà e Agbê Manja, Mãe Emília foi uma das precursoras do Tambor de Mina Gegê Nagô no Estado do Amazonas, além da grande liderança política do Movimento Negro e das Comunidades Tradicionais de Terreiro do Amazonas.
Mãe Emília foi fundadora e presidenta da Federação de Umbanda e Culto Afro-brasileiros do Estado do Amazonas – FUCABEAM, Sacerdotisa no Terreiro Centro de Tambores Gêge – Nagô de Toy Lissà Agbê Manja, além de integrar diversos grupos de trabalho com o poder público em prol de Políticas Públicas para os povos de terreiro do Amazonas.
Hoje, 25/09/2020, Olorum recebe de braços abertos a Nochê Hunjaí Emilia, Nochê Emília nunca deixou seus filhos de lado e movia céus e terras para garantir o melhor deste mundo a elas/eles. Para as filhas e aos filhos, fica o legado de uma grande mulher, liderança política e Sacerdotisa.
Deixamos aqui nossos sentimentos, a todos os familiares de sangue e a família de santo, além de todas as pessoas que tiveram ligações fraternas direta ou indiretamente com a Nochê Emília de Toy Lissà Agbê Manja.

Deixe um comentário