Maior porto do Interior é inaugurado em Itacoatiara

Maior porto do Interior é inaugurado em Itacoatiara

O novo porto de Itacoatiara, construído com investimentos de R$ 66,1 milhões, foi inaugurado na manhã deste sábado em solenidade que teve as presenças do ministro dos Transportes, Valter Casimiro, de parlamentares da bancada amazonense no Congresso, além dos prefeitos Antônio Peixoto (Itacoatiara) e Artur Neto (Manaus). É o maior porto fluvial do interior do Amazonas, com capacidade para atracação de navios e balsas de até 35 mil toneladas. Conta com terminal de passageiros, pátio de carga para 5 mil contêineres, estacionamento e complexo frigorífico. “É a maior obra de infraestrutura no interior nos últimos 10 anos e que vai impulsionar a economia do município”, definiu Alfredo Nascimento, que viabilizou os recursos junto ao Governo Federal.
O porto recebeu o nome do Engenheiro Antônio Nelson Ade Oliveira Neto, um itacoatiarense falecido na década de 90, que era um entusiasta do transporte fluvial.

O ministro Valter Casimiro disse que a construção dos portos é um projeto prioritário de sua pasta, desde a época em que Alfredo foi ministro dos Transportes. “Já foram entregues mais de 40 portos só no Amazonas e temos ainda cinco em fase de construção e elaboração de projeto. Já foram investidos R$ 1 bilhão, fortalecendo a economia amazonense”, disse o ministro.

O porto de Itacoatiara pode ser uma alternativa para baratear os custos com transportes dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, mas para isso será necessária a duplicação da AM 010, que liga a capital à Itacoatiara. A bancada do Amazonas está se articulando para conseguir recursos via emenda de bancada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *