Na LDU Lutas, técnicos e dirigentes elogiam organização e aprovam interesse de Manaus pelo JUBS 2017

Na LDU Lutas, técnicos e dirigentes elogiam organização e aprovam interesse de Manaus pelo JUBS 2017
Por Paulo Rogério

Com um total de 32 atletas de sete equipes participantes, sendo quatro no masculino e três no feminino, a Liga do Desporto Universitário (LDU) Lutas, realizou na manhã de sábado (11), os combates por equipes de Judô. O evento ocorreu na Arena Amadeu Teixeira, bairro Alvorada, zona Oeste de Manaus.

A competição é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD), com apoio do Ministério do Esporte e do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

Para o diretor técnico da LDU Lutas, Iran Candido, a competição foi um sucesso total, pois tudo aconteceu de acordo com previsto, mas principalmente ressaltou que a cidade de Manaus tem tudo para sediar um evento de grande porte.

– A avaliação é muito boa, onde a ideia é trazer um evento desse porte para Manaus, porque temos observado que os atletas da região Norte tem dificuldades para se deslocar no eixo Rio-São Paulo, onde a maioria dos eventos são realizados no Sul e Sudeste. E por que não o pessoal do Rio, São Paulo e Minas Gerais virem a Manaus? Foi um grande desafio trazer o evento para cidade, mas conseguimos e tudo deu certo. É o primeiro ano do evento aqui, com as disputas de Judô Karaté e Taekwondo, mas muito bom mesmo.

A presidente da FAUD, Lilian Valente, ficou satisfeita com resultados conquistados pelos atletas da instituições de ensino superior amazonense, mas principalmente, o fato de Manaus sediar um evento de âmbito nacional.

– Faço uma avaliação muito positiva para o desporto universitário do Amazonas. Conseguimos muitos êxitos na verdade, como estar em casa, pois temos a facilidade de não ter o problema das passagens aéreas. Trazer uma competição para Manaus, nós ganhamos duas vezes, ou seja, podemos ter nossas equipes completas nas modalidades e ter uma visibilidade de demostrar para todas as instituições universitárias, o que é o desporto universitário. Quando viajamos com uma equipe, as pessoas não tem dimensão como é o evento. Sendo aqui, nós temos essa divulgação, a participação das pessoas que vem assistir, onde levam essa ideia positiva.”.

Destaque

Primeiro colocado por equipes no masculino e feminino, a equipe da UNIP (SP), foi a grande destaque da modalidade de Judô, na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus. O técnico Mauro Oliveira, ficou satisfeito com o resultado das atletas. Ele aproveitou para parabenizar a organização do evento e afirmou que a cidade de Manaus reúne todas as condições para receber os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS).

– Para nós foi muito bom o resultado. A Unip como fomentadora do esporte, não só do judô, mas como de todos os esportes nacionais, está de parabéns, pois considero de grande valia para o judô. Foi muito bom a competição em Manaus, onde o local é maravilhoso (Arena Amadeu Teixeira), estão todos de parabéns e também a organização. Acho que Manaus tem tudo para realizar bons jogos, tem estrutura e tem que fazer força para trazer os JUBS para cá mesmo, sem dúvida alguma – salientou.

Positivo

Formada pelas judocas, Ana Flávia, Ítala Bianqui e Mayara Gonçalves, o treinador da equipe da Fametro, Ronald Cardoso, disse que sua equipe teve algumas situações nas lutas, mas no final avaliou como positivo o desempenho das amazonenses na competição.

– Foi uma competição boa, mas não foi o esperado, porém, houve algumas situações de lutas, de arbitragem, de vacilos, onde infelizmente não conseguimos alcançar o pretendíamos, mas o resultado foi positivo. A dificuldade maior foi com a equipe de São Paulo, porque as meninas tem um nível de seleção brasileira. A equipe do Ceará também não deixou de ser um nível menor, mas com atletas de seleção. Infelizmente, não deu para chegar na primeira colocação.

Classificação do feminino:

1º lugar – UNIP (SP)

2º lugar – FAT (CE)

3º lugar – FAMETRO (AM)

Classificação do masculino:

1º lugar – UNIP (SP)

2º lugar – UFPA (PA)

3º lugar – UFRN (RN)

As competições da LDU Lutas iniciaram na sexta-feira (10), com as disputas de Karaté individual e por equipes. No sábado (11), foi a vez do Judô e domingo, 12, os combates de Taekwondo, todas na Arena Amadeu Teixeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *