Neto de Chico Anysio pode ter se afogado após tomar “Santo Daime”, diz sua mãe

Neto de Chico Anysio pode ter se afogado após tomar “Santo Daime”, diz sua mãe

Após cremar o corpo de Rian Brito, neto de Chico Anysio, a mãe do jovem resolveu falar sobre o mistério que ainda cerca a morte do músico aos 25 anos. Ele foi encontrado morto por afogamento numa praia de Quissamã, no Norte Fluminense, na última quinta-feira, após nove dias de sumido. Em carta enviada a imprensa, a atriz e cantora Brita Brazil relata que o filho costumava tomar a erva alucinógena indígena Ayhuasca (mais conhecido como Santo Daime), oferecido nos encontros da seita Porta do sol, cuja fundadora, no Rio, é a atriz Leona Cavalli.

No fim de semana, o nome de Leona foi citado por Brita em seu Facebook e acabou gerando muitas especulações. Nesta segunda-feira, a própria atriz usou o seu perfil na rede social para dizer que nada tinha a ver com o sumiço de Rian e informar que teve um único encontro com ele e a mãe na sede da seita, em Pedra Branca, na Zona Oeste, em 2014.

Em resposta, Brita explicou que o filho frequentava os encontros da Porta do Sol havia um ano e quatro meses e que ele participou de quatro rituais. Ela afirma que, desde então, Rian costumava “ouvir vozes do chá” e “procurar lugares bonitos para se isolar e meditar por dias”, mas “sempre voltava para casa”.

“… Com o convite de um grande amigo de infância, foram ao tal chá, e Rian começou a ficar sério, diferente, largou a música, coisa que fazia umas 13 horas por dia, perdeu o humor, e começou a ficar numa desenfreada mania de jejum e meditação. Sua aparência mudou totalmente. Seu jeito também. Ficou muito mais introspectivo. (…). O total foram 1 ano e 4 meses do mais profundo inferno que o Rian viveu. Ele perdeu sentido de tempo, grana, de absolutamente tudo”, narra Brita.

A mãe de Rian relatou ainda que, preocupada com o estado do filho, que não comia havia dias, decidiu visitar a sede carioca da Porta do Sol com ele, e que ela mesma tomou o tal chá com Rian, com o intuito de saber o que estava se passando com o filho.

“…Para participar tem que pagar R$ 120, tomar o chá e ficar com os olhos fechados pra entrar em alfa. Na entrada, você dá o seu nome e assina um termo que diz que se você tomar tais remédios de psiquiatria, não pode fazer uso do chá, mas só neste caso. Como eu e Rian nunca tivemos, graças a Deus, nada a ver com psiquiatria, assinamos. Era a quarta vez dele, e a primeira (e última) minha. Mas como mãe, sabendo que íamos entrar em alfa, fiz o contrario, não fechei os olhos e dominei minha mente, para não deixar a lucidez, pois havia ido lá apenas pra saber porque meu filho estava num estado estranho e não comia praticamente nada. No meio da experiência de quatro ou cinco horas, você ingere primeiro um copo e durante a sessão mais duas doses pequenas que ficam te oferecendo mesmo que você esteja pra lá de Marrakesh. O Rian mal conseguia andar, e não falava coisa com coisa”.

Nesta segunda-feira, a página da internet da Porta do Sol foi tirada do ar sem nenhuma justificativa. Nela consta o nome de Leona como dirigente-fundadora e também uma página em que explica as restrições ao chá de Ayahasca, uma delas explicando que a erva não pode ser tomada com “remédios controlados”.

— Isso é um absurdo. Mas eu não posso entrar nessa questão agora, ele foi cremado ontem… De toda maneira, eu só posso te dizer que esse é um sacramento regularizado no Brasil e inscrito no Congresso Nacional Antidrogas. Isso que ela está falando, ela está falando por uma visão dela. Eu sinto muito realmente, fico muito tocada com a dor dela. Preferia não ter que fazer isso. Mas, infelizmente, chegou num ponto absurdo, e eu vou ter que tomar medidas jurídicas e criminais. Vou ter que processar— disse Leona.

A atriz também explicou que nada tem a ver com o fato da página Porta do Sol ter saído do ar.

A página está com problema, ela está entrando e caindo. Também soube que a página dela (da Brita) no Facebook também saiu do ar. Não temos nada a ver com isso. E a página da Porta do Sol, eu já liguei para o web design, e amanhã (terça-feira) já vai estar no ar novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *