“NOTICIA FALSA” sobre índios com AIDS geram pânico em Manaus

“NOTICIA FALSA” sobre índios com AIDS geram pânico em Manaus

Ontem, 16/01/2018, dois portais de Manaus divulgaram que os índios venezuelanos da etnia Warao que moram em abrigos na cidade de Manaus estão contaminados com um tipo de vírus da AIDS mais agressivo e isso gerou PÂNICO, PRECONCEITO E RACISMO contra os indígenas venezuelanos nas publicações desses sites e páginas no Facebook. Nós do Jornal AM HOJE fizemos contato com ambos os portais para falar sobre o assunto e ficamos sabendo que um dono de site leu superficialmente a matéria “A tribo indígena que está sendo dizimada por uma epidemia de HIV” da BBC Brasil que trata sobre o assunto na Venezuela E NÃO  no Brasil e o outro apenas copiou e colou tal matéria sem procurar nenhuma autoridade especializada em DSTs.

Leia também: Cenas fortes: Vídeo mostra suposto assassino de brasileiro sendo torturado por justiceiros venezuelanos

A equipe do Jornal AM HOJE conversou com alguns Médicos Infectologistas Especialistas em DSTsdo Instituto de Medicina Tropical (Referencia Internacional em Doenças Tropicais , Vírus e DSTs) que nos afirmaram que NÃO EXISTE tal epidemia alarmante de AIDS em Manaus e que o vírus sendo acompanhado de forma correta e com medicamentos a carga viral fica estabilizado chegando a nível zero.

Procuramos também a matéria da BBC Brasil e constatamos que NÃO HÁ nenhuma citação aos indígenas refugiados da crise em seu país e que moram em Manaus. Os órgãos públicos: Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI, Ministério da Justiça – MJ, Fundação Nacional do Índio – FUNAI, Governo do Amazonas, Fundação Estadual do Índio – FEI, Prefeitura de Manaus e Secretaria Municipal de Saúde, tanbém foram procurados. A SESAI informou que esta avaliando junto ao gabinete do Ministro da Saúde mas NÃO CONFIRMA tal suposta epidemia. NÃO HÁ NENHUM órgão público que relate ou reconheça tal epidemia em Manaus.

Vale ressaltar que em 2017 Governo Federal repassou R$ 720 mil para auxílio de venezuelanos abrigados em Manaus e o Governo do Amazonas recebeu na sexta-feira, dia 12, uma carta de reconhecimento do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) enaltecendo o zelo com os refugiados.

Conclusão: Temos que ter muito cuidado com as noticias divulgadas na internet pois grande parte delas são NOTICIAS FALSAS.

 Confira a Verdade na integra da matéria da BBC Brasil “A tribo indígena que está sendo dizimada por uma epidemia de HIV” no link: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-42647056

Por

Paulo Apurinã

Conselheiro das Cidades

Membro do Fórum Mundial Anti Corrupção

Fonte: AMHOJE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *