Obras de infraestrutura valorizam imóveis no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte

Obras de infraestrutura valorizam imóveis no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte
09-06-16.Recapeamento na Rua Curumba.Fotos: Alexandre Fonseca/SEMIMF.

Moradores da Comunidade Luiz Otávio comemoram o resultado dos trabalhos de infraestrutura no bairro Monte das Oliveiras. Os imóveis no local ganharam uma valorização significativa de mais de 2.500%, após o mutirão de obras realizado, nos últimos dois meses, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

A afirmação da supervalorização dos imóveis, veio dos próprios moradores. Entre eles, uma das  residentes mais antigas do bairro, Joelma Freitas de Lira, que é moradora da Rua Louro Aritú há mais de 27 anos. Em um trecho de 150 metros da via, não existia asfalto, era apenas um grande  buraco. A moradora afirma que devido à péssima localização, as pessoas trocavam seus terrenos por qualquer preço.

“Vi muita gente vendendo terreno aqui por dois mil reais. Isso quando não trocavam seus lotes para poder comprar bebidas nos botecos. Hoje, com essa nova via e com a iluminação que chegou, os terrenos e as casas já subiram, inacreditavelmente, de preço. Você não acha um terreno aqui por menos de 50 mil reais, não sei nem mensurar o quanto aumentou!”, declarou a moradora.

No projeto inicial da prefeitura, além dos serviços de infraestrutura básica, a via iria receber apenas uma escada de acesso para a continuação da rua, que era isolada, por conta de um igarapé. Mas, de acordo com o Subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, para poder dar ainda melhores condições de moradia para as famílias, o prefeito Arthur Virgílio Neto exigiu que fosse feita uma adequação ao projeto.

“O prefeito é sempre muito sensível às condições de moradia das famílias da nossa cidade. O que era para ser apenas uma escadaria, ele determinou que se transformasse em uma rua, e assim fizemos. Aqui foi realizado trabalho de infraestrutura completo, incluindo drenagem profunda, drenagem superficial com asfaltamento, meio-fio e sarjeta, além da instalação de uma nova iluminação, para que os moradores possam ter mais segurança”, afirmou.

O serviço executado na rua  Louro Aritú, faz parte do mutirão de infraestrutura que a prefeitura tem realizado no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte. Levando também para o bairro serviços de tapa-buracos, recomposição de base e drenagem superficial.

Rua Carubá

Trabalho semelhante está sendo realizado na Rua Carubá. Nonato Andrade Bruce, residente do local há mais de 25 anos, afirma que antes não era possível imaginar o acesso de carro no local.

“Hoje posso fazer compras e comprar minha água mineral sabendo que o carro vai chegar na porta da minha casa, que eu não vou mais precisar correr o risco de escorregar e ver tudo descendo buracão abaixo. Além do que essa via, que a prefeitura abriu aqui, vai nos possibilitar também a ter acesso a Avenida Massaranduba, que nos facilitará a ter acesso a outros bairros”, observou.

Ângela de Oliveira não está acreditando nas transformações que estão acontecendo na porta de sua casa. Moradora da Rua Carubá há 4 anos, afirma que já caiu várias vezes indo para o trabalho, sendo motivo de chacota dos colegas. Ela diz ainda que agora se sente mais segura para  ir trabalhar.

“A iluminação aqui era péssima, eu morria de medo de sair para ir trabalhar às 3 horas da madrugada. E quando chovia ainda era pior. Eu já caí aqui 3 vezes  e tive que ir  toda suja de barro para o trabalho, meus colegas riam muito de mim perguntando em que interior eu morava. Agora eu sinto orgulho de falar que moro em uma capital, pois o asfalto e a iluminação chegaram na porta da minha casa”, concluiu.

Na Rua Carubá, duas caixas coletoras foram estrategicamente posicionadas, para facilitar o escoamento correto das águas da chuva. Após finalizada, os trabalhos seguem  para outras ruas da Comunidade Luiz Otávio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *