Parintinenses recebem cadeiras de rodas da Seped

29 de junho de 2019 15:230 comentários

Ação vai seguir para outros municípios ainda neste ano

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), entregou mais de 30 cadeiras de rodas em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).



A solenidade foi realizada no Centro do Idoso Pastor Lessa (rua Ayrton Senna, s/nº, bairro Itaúna 2), nesta sexta-feira (28/06) e teve a participação das secretárias da Seped, Viviane Lima; FPS, Kathelen Santos; e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz.

Antes da cerimônia de entrega, as crianças que estudam na Sociedade Pestalozzi de Parintins apresentaram ao público e as autoridades presentes uma encenação musical sobre a lenda do Boto.

Para a secretária municipal da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semasth), Zeila Cardoso, a ação realizada pelo Governo é vista como um grande momento para Parintins.

“Isto vem como uma retomada da dignidade, da parceria com o Estado. Há mais de quatro anos não recebíamos nada da Seped. Essa foi uma área que ficou desassistida, e agora é um momento de alegria e esperança, com um governo que tem se preocupado com o bem-estar das pessoas”, disse.

“O objetivo da FPS é justamente esse: fortalecer as ações de cidadania no Amazonas”, completou a secretária Kathelen Santos.

Entregas – As pessoas que receberam os equipamentos da Seped foram triadas pela Pestalozzi e pela Semasth. Emocionada, a titular da Seped afirmou que, na gestão do governador Wilson Lima, as PcDs serão respeitadas. “Eu sou vocês. Sou a mãe que por muitos anos esperou pelas políticas públicas. A inclusão vai ser realizada no Amazonas com esse Governo porque é tratada como prioridade”, completou Viviane.

O tricicleiro Adelson Cativo, de 53 anos, revelou que há seis anos tentava trocar as cadeiras de rodas dos três filhos: Igor, de 22 anos; Clarice, de 16 anos; e Katrine, de 14. O casal Ivo Gato, 37 anos, e Rogeane Barros, 31, aguardavam há mais tempo.

“A Rafaela tem 10 anos e é a primeira vez que isso acontece. Aqui, o Governo nunca teve essa iniciativa”, disse o pai da garota que é diagnosticada com hidrocefalia.

Outras ações – Nos dias 27 e 28 de junho, a Seped também desenvolveu ações na Ilha Tupinambarana. Pelas ruas de Parintins, houve abordagens de sensibilização quanto às questões de acessibilidade e conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Na feira montada pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), a Seped montou um ponto fixo para realização de cadastros de PcDs.

Deixe um comentário


TEXTO

%d blogueiros gostam disto: