Prefeitura avança com recapeamento da rua Içá, no Distrito Industrial 1

7 de junho de 2019 18:510 comentários

As obras de recapeamento e manutenção do Distrito Industrial 1 avançam e nesta sexta-feira, 7/6, a Prefeitura de Manaus abriu uma nova frente na rua Içá, que integra o lote 2 de serviços, um dos primeiros a ser autorizados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que fiscaliza a aplicação dos recursos na ordem de R$ 136 milhões, garantidos no Tesouro Nacional.



“É a realização de um sonho para mim e para muitas pessoas, como o superintendente Alfredo Menezes, que torcem pela recuperação do modelo econômico que mantém a nossa Floresta Amazônica em pé. Queremos ver novamente o Distrito Industrial com ‘cara’ de cartão-postal e queremos atrair novos investidores”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto, ao ser informado do andamento dos trabalhos que, nessa primeira fase, se concentram na instalação dos canteiros de obras.

Aproximadamente mil toneladas de asfalto foram utilizadas no recapeamento da rua Içá. Antes, porém, toda a camada antiga foi retirada, para garantir a qualidade e durabilidade do novo pavimento. A primeira via a ser recapeada foi a Cupiúba e, conforme liberação da equipe técnica da Suframa, os trabalhos de recuperação devem seguir pelas avenidas Açaí e Ipê.

“Feita a remoção do asfalto antigo, aplicamos quatro centímetros do asfalto CBUQ e finalizamos essa parte. Na segunda-feira, 10, deve ser iniciada a sinalização vertical. Na rua Açaí, iniciamos também a fresagem e retirada do meio-fio para sua substituição”, explicou o diretor de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Tabajara Júnior. “Todo o andamento das obras é constantemente fiscalizado pela Seminf e pela Suframa e o recapeamento está sendo feito com máquinas de tecnologia de ponta”, acrescentou.

Ao todo, 35 vias do Distrito Industrial 1, divididas em três lotes, serão contempladas com serviços total de infraestrutura que, além de recapeamento, envolvem drenagens superficiais e confecção de calçadas. A recuperação viária do Distrito Industrial 1 integra o pacote de obras em homenagem aos 350 anos de Manaus e há muito tempo era esperada. Foi a partir de 2017 que a prefeitura e a Suframa estabeleceram parceria para elaborar o projeto e, finalmente, vencer a questão judicial sobre a competência dos serviços.

Cronograma

A empresa Etam foi a vencedora do lote 1, que teve sua documentação entregue esta semana para análise da Suframa e compreende as vias com maior grau de criticidade. Estão previstas para receber melhorias as ruas da Feira, Rio Jaguarão, Rio Quixito, Itaúba e as avenidas Governador Danilo de Matos de Aerosa, Ministro João Gonçalves, Ministro Mário Andreazza e Guaruba, bem como a bola da Suframa.

A Ardo Construtora e Pavimentação foi a vencedora do segundo lote e o terceiro teve como única participante a Construtora Soma Ltda., que foi declarada a vencedora do certame. Os lotes 2 e 3 agregam as vias com nível intermediário e leve de criticidade, como as ruas Buriti, Tambaqui, Matrinxã, Tucumã, Puraquê, Jutaí, Mogno, Ipê, Cupiúba, Oitis, Autaz Mirim, Solimões e adjacentes, além das bolas da Gillette e Samsung.

Deixe um comentário


TEXTO

%d blogueiros gostam disto: