Prefeitura realiza debate sobre inovação e tendências de negócios para 2020

18 de dezembro de 2019 16:340 comentários

18.12.19. Prefeitura realiza debate sobre inovação e tendências de negócios para 2020.rFotos – Wesley Paiva / Semtepi.

Com um público formado por empreendedores e entusiastas da área da inovação, o Escritório do Empreendedor, coordenado pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou na noite desta terça-feira, 17/12, o último “Meet Up” do ano no Eighty’s Burguer & Beer, localizado no conjunto Vieiralves, zona Centro-sul.

O evento contou com a mediação de Márcio Lins, CEO e Fundador da RedMaxx Consultoria – Inteligência em Negócio e da Up Innovation; e Antônio Azevedo, presidente da Importadora TV Lar e fundador do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese). Durante o bate-papo descontraído, que dessa vez teve como tema principal as tendências de negócios para o próximo ano, os participantes discutiram dificuldades e soluções para os ecossistemas do empreendedorismo e da inovação.

Para o publicitário e especialista em Tendências de Negócios, Arnaldo Rocha, a adaptabilidade dos empreendedores e o comportamento dos clientes são as principais tendências para 2020.

“Mais importante que manter uma comunicação regular, pensar no estoque ou na qualidade do serviço, é estar atento à relação que eu mantenho com o cliente, com o tipo de experiência que proporcionou a ele e que valores estão alinhados dentro desse aspecto”, observou.

Segundo Arnaldo, são estes valores que garantem um relacionamento por mais tempo no mercado e consequentemente a consolidação da marca em questão. Durante a conversa, ele citou também o surgimento e a importância do profissional “T-shaped”, que se refere à capacidade de ser especialista em um assunto, dominando também outras habilidades com base no conhecimento adquirido por meio de experiências ou capacitações.

“O empreendedor precisa ser muito mais versátil. Ele precisa entender um pouco de marketing, antropologia, psicologia, uma série de áreas que vão agregar de forma positiva nos serviços prestados”, salientou.

Negócios

Olinda Marinho, proprietária da Marinho Comércio Exterior (Comex), parceira da Semtepi, apresentou durante o bate-papo um novo conceito chamado We Working’, que consiste em um espaço onde empresas e startups já formadas, trabalham e negociam entre si. Para ela, esta é uma das principais tendências para o próximo ano.

A empreendedora também questionou o esquecimento do interior do Amazonas pela parte do ecossistema empreendedor e inovador. “Nós precisamos focar no interior. Ali tem muita coisa boa a ser oferecida e a ser explorada. Diversos investidores estão de olho em nossa região, o que falta são projetos para estes lugares. Pensar no 4.0, na tecnologia é muito importante, porém, a economia criativa e o turismo de base comunitária, são assuntos que também precisam de atenção”, ressaltou.

Novos horizontes

Participante assídua dos eventos da Semtepi, Ianca Linhares comentou que o último Meet Up do ano abriu sua mente para seus próximos planos. “O evento de hoje expandiu meus pensamentos e me encheu de esperança para o próximo ano. Esse é o diferencial dos eventos da Semtepi. O formato descontraído, sem pressão e acessível, faz com que nós possamos absorver o conteúdo da melhor forma possível”, contou.

Para o secretário-executivo do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), Fabio Castro, o evento marca as ações de inovação do Escritório do Empreendedor. “Nosso principal objetivo é seguir as diretrizes do prefeito Arthur Virgílio Neto, de proporcionar projetos, ações e espaços de oportunidades para quem empreende ou deseja empreender, com o intuito de fomentar ainda mais a prática na cidade de Manaus. Essa é mais uma ação do programa Manaus Mais Empreendedora, que vai continuar no ano que vem e cheio de novidades”, concluiu.

Deixe um comentário


%d blogueiros gostam disto: