Presidente da Faud anuncia novidades para os jogos universitários do AM deste ano

Por Paulo Roberto

Os Jogos Universitários do Amazonas (JUA’s), acontecerão no mês de junho, com disputas nos masculino e feminino, envolvendo várias modalidades tradicionais, mas a grande novidade deste ano serão os jogos eletrônicos, basquete 3×3, corrida de rua e paradesporto (natação e tênis de mesa).

Além disso, os universitários das diversas instituições de ensino superior terão uma outra disputa, mas usando a mente: os jogos acadêmicos. Para isso, os participantes terão o tema “Desporto universitário”, para apresentação de trabalhos científicos.

A presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente, explicou sobre as novidades da temporada deste ano, com as novas disputas, que vão movimentar a comunidade acadêmica.

– Esse ano, nós temos a novidade da corrida de rua, que é uma febre em todo Brasil; os jogos eletrônicos, que em Cuiabá tem um trabalho fantástico; os jogos paralimpicos, em natação e tênis de mesa e o basquete 3×3, que está voltando, e é muito fácil de trabalhar em qualquer canto, onde independe de muitos participantes, pois existe um movimento no Brasil inteiro para que essa modalidade retorne aos jogos universitários. É muito bom ter uma modalidade diferente, porque há uma aceitação muito grande dos participantes que fazem a modalidade.

Cientifico

Outra disputa interessante, são os jogos acadêmicos, cujo participante precisa apresentar um trabalho científico, tendo como tema deste ano “Desporto universitário”. Para dirigente da federação universitária, essa competição serve como fator motivacional para pesquisas detalhadas, até mesmo da própria competição em que os acadêmicos vão jogar.

– A novidade deste ano é que os trabalhos serão indexados por uma entidade universitária e pela Federação Internacional de Educação Física. Cada estado poderá levar duas pessoas para apresentar um trabalho cientifico e esse material serão bem avaliados. Essas duas pessoas também ganharão hospedagem e alimentação, coisa que não ocorreu há dois anos atrás. É uma novidade, um incentivo também não só da parte esportiva dentro das universidades, mas também da parte cientifica – disse, mas lembrou que os trabalhos acadêmicos serão apresentados em forma de banners.

JUA’s

Os jogos serão disputados no masculino e feminino, nas modalidades de voleibol, basquetebol, futsal, futebol de campo, xadrez, handebol, jogos eletrônicos, natação, atletismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia, basquete 3×3, corrida de rua (5 e 10km) e paradesporto (natação e tênis de mesa). As modalidades serão seletivas para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), que será realizado em Cuiabá, de 3 a 13 de novembro.

A única modalidade do JUA’s fora da seletiva para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) é o futebol de campo, que será classificatória para o Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol Feminino (CBUFF), em 2017 e a Liga de Desporto Universitária de Futebol Masculino (LDU), em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *