Profissionais e colaboradores da Educação recebem homenagem na Câmara

Profissionais e colaboradores da Educação recebem homenagem na Câmara

A Comissão de Educação (Comed) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageou nesta sexta-feira, 27, com o diploma de Honra ao Mérito, diversas personalidades que atuam ou contribuem no ramo da educação na cidade, em celebração ao Dia Internacional da Educação, comemorado em 28 de Abril. A ação é uma iniciativa da vereadora Professora Therezinha Ruiz, presidente da Comed e do vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC).

Dentre os homenageados estava a coordenadora do Programa Ocas do Conhecimento Ambiental, professora Gina Rêgo; o juiz da Vara especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias, doutor Adalberto Carim; a coordenadora dos Centros Sociopsicopedagógicos, Jussara Marques; o diretor da Divisão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Márcio Bentes Lima; o coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tenente coronel Audiney Oliveira; a diretora geral do colégio Marta Falcão, Nely Falcão e a diretora da Escola do Legislativo Léa Alencar da CMM, Ednelza Carvalho.
Therezinha Ruiz salientou a importância de prestar homenagens como esta para os profissionais que trabalham incansavelmente em busca da melhoria da educação no Estado. “É uma forma de agradecer e ao mesmo tempo estimular para que eles continuem com esse trabalho maravilho que desempenham com nossos alunos. Sabemos que todos fazem o impossível para que nossa educação seja uma das melhores, e, por isso, é importante reconhecer esse trabalho”, frisou a vereadora.

Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria das Graças, a proposta de homenagear todas as pessoas envolvidas com a Educação é formidável. “Sabemos que a educação não é apenas a pedagógica, também temos a informal, que é aquela em que você aprende ao longo da vida, e a não formal que são todas aquelas complementares, ou seja, são muitas pessoas envolvidas, respiramos educação e por isso todos precisam ter esse reconhecimento, a Câmara está de parabéns”, elogiou.

Em seu discurso, o secretario de Educação do Estado (Seduc), Lourenço Braga, enfatizou que a educação nasce e morre com o cidadão e aproveitou o momento para incentivar os alunos de algumas escolas públicas e particulares de Manaus, que estavam presentes na homenagem, a estarem sempre aprendendo. “Vocês já devem ter ouvido que são o futuro da pátria, por isso, incentivo vocês a estar sempre aprendendo, estudando, buscando conhecimento, vocês são a esperança, mas também são o presente, vocês são a razão de nossa educação, e é por vocês e pra vocês que todos esses educadores se dedicam dia após dia”, finalizou.

Sobre o dia

O Dia Internacional da Educação faz referência a um encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação realizado entre 26 e 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, onde foi assinado um documento no qual estes países se comprometiam a não poupar esforços políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015.

Este fórum é considerado um marco para a educação global, pois nele, os países participantes assumiram o compromisso de atingir os objetivos da Declaração de Jomtien – documento criado na Conferência Mundial sobre Educação para Todos, no ano de 1990, em Jomtien, Tailândia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *