Programa proporciona aplicação prática da Medicina Preventiva

Programa proporciona aplicação prática da Medicina Preventiva

Todos sabem o quanto é ruim ter que lutar contra alguma doença que debilita nossa disposição e nos rouba a qualidade de vida. Pensando em evitar estes tão incômodos contratempos, surgiu a medicina preventiva, para que a saúde esteja sempre em dia. Na Unimed Manaus, o espaço Viver Bem é a área voltada à saúde preventiva que promove os programas de Atenção Integral à Saúde nas áreas de Gestação, Hipertensão, Obesidade, Diabete, entre outros.

O trabalho realizado pelos profissionais da medicina preventiva se reflete nas condições da saúde em geral do paciente, diminuindo gastos com medicamentos, aumentando a produtividade, e melhorando o convívio familiar. As atividades são desenvolvidas por uma equipe multiprofissional composta por psicólogas, nutricionistas, enfermeiras e assistente social, em encontros semanais, com o intuito de acompanhar e monitorar os participantes para oferecer mais um serviço e garantir o bem–estar físico e emocional, com os melhores procedimentos para casos específicos e, assim, reduzir riscos de complicações.

De acordo com a enfermeira do Viver Bem, Joana Feitoza, a medicina preventiva é o ramo médico voltado à prevenção de doenças ou lesões por meio de ações antecipadas, ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas. “A ideia é focar na manutenção constante da saúde, não abrindo margem para que as enfermidades se instalem e provoquem consequências danosas à saúde”, afirma.

O empresário Rubens Calvacante, de 52 anos afirma que a frequenta o espaço Viver Bem há 5 anos. “Eu vim por uma indicação médica, tenho 1,65 de altura e estava pesando quase 100 quilos, o que me rendeu uma série de doenças como pressão alta e cálculo renal, passei por três cirurgias. A medicina preventiva entrou na minha vida depois de várias complicações, mas agora me ajuda, além de manter a saúde, perdi 25 quilos, mudando meus hábitos alimentares e fazendo exercícios físicos, estou com o meu emocional muito mais tranqüilo também”, afirma.

O espaço Viver vem atua na prevenção e promoção à saúde, por meio de programas de educação alimentar, cessação do tabagismo, monitoramento de doentes crônicos, atividades físicas, entre outros serviços.

Programas Viver Bem:

Doce Conviver – Destinado a portadores de diabetes, o programa trabalha com consultas individuais e atendimento coletivo com uma equipe que envolve médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogo, assistente social e educador físico. Durante o acompanhamento a equipe aborda fisiopatologia do Diabetes, estilo de vida saudável, plano alimentar e atividade física, tudo com suporte psicológico ao paciente, medicamentos e monitoramento da evolução clínica.

Uni Coração – O controle da pressão arterial em pacientes com Hipertensão é, muitas vezes, um grande desafio. Por isso, a Unimed Manaus oferece atendimento individual e coletivo com equipe multidisciplinar destinado aos portadores de hipertensão arterial.

Conhecimento da doença e as modificações de estilo de vida são o primeiro passo para o controle de longo prazo. Por isso, durante o programa são realizados, no mínimo, três encontros coletivos com médico, nutricionista e psicólogo, respectivamente.

Uni Fit – Programa voltado ao atendimento de pessoas com obesidade. Atendimento individual por médicos, enfermeiros e nutricionistas e atendimento coletivo por enfermagem, psicólogos e educadores físicos.

Bem Gestar – Destinado a gestantes com atendimento coletivo trimestral. Além de encontro na maternidade e atendimento domiciliar.

Para maiores informações ligue (92) 3212–2040 / 2101 ou envie um e–mail para viverbem@unimedmanaus.com.br

 

Dicas para uma vida saudável. 

  • Planeje bem o seu dia, tornando-o útil.
  • Pare de fumar, pois já foi constatado que o cigarro mata mais do que a AIDS. Também procure evitar lugares com fumantes, pois o fumante passivo, ou seja, aquele que respira fumaça dos outros, também aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, além de outras doenças respiratórias. Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro.
  • Durma bem. O sono é uma grande necessidade do nosso organismo.
  • Tenha uma vida sexual saudável e segura.
  • Procure ser alegre, fazendo com que essa alegria se transforme em  boa disposição para tudo que vai realizar.
  • Controle seus pensamentos.
  • Ajude o próximo, pois essa ajuda promove no interno: felicidade e bem-estar.
  • Reserve um tempo para as atividades do lazer, como nadar, caminhar, sair com os amigos, namorar, ir ao cinema, etc.
  • Recorde os momentos felizes com os seres queridos.
  • Evite ficar nervoso. Em situações de estresse, experimente bocejar e espreguiçar.
  • Acostume-se a beber mais água
  • Tenha uma alimentação mais natural, procurando alimentar em pequenas quantidades a cada três horas, evitando muito sal, açúcar e gordura. Procure incluir pelo menos três frutas na alimentação diária.
  • Pratique atividade física regular.
  • E principalmente, procure seu médico, regularmente, pois muita coisa pode ser evitada através da Medicina Preventiva.

Um comentário em “Programa proporciona aplicação prática da Medicina Preventiva

  1. Porém, nem todos os atletas são capazes de produzir níveis adequados desse hormônio para maximizar a performance nos treinamentos, mesmo que ainda sejam relativamente jovens (na casa dos 20 a 30 anos). Os motivos são vários, desde fatores genéticos, má alimentação e até questões emocionais. Cada corpo é diferente e, em vários casos, existem apenas 2 soluções: reposição hormonal ou suplementação.
    Um destes exemplos é o lutador de MMA Vitor Belfort. Ele tem uma deficiência na produção de testosterona (os rumores é que isso foi causado por usar esteroides anabolizantes no passado) e, até pouco tempo atrás, estava fazendo um tratamento de reposição hormonal chamado TRT (Testosterone Replacement Therapy) para se manter como um atleta de alta performance. https://somatodrol-no-brasil.com Neste caso, algumas pessoas optam por fazerem injeções localizadas em diferentes partes do corpo, o que pode simplesmente deformar o corpo da pessoa quando o exercício não é feito da maneira correta, ou seja, gera um risco muito grande para a pessoa que utiliza. Além disso, o anabolizante aumenta a massa, mas não aumenta a força, podendo gerar problemas futuros quando a pessoa deixar de exercitar-se . O anabolizante também ameaça a saúde sexual do homem em alguns casos, fazendo com que exista disfunção erétil com o passar do tempo. https://somatodrol-no-brasil.com/ tal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *