TRE-AM recebe 279 denúncias sobre infrações eleitorais no Estado

TRE-AM recebe 279 denúncias sobre infrações eleitorais no Estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) já recebeu 274 denúncias em todo o Amazonas, através do Aplicativo “Pardal”. A informação foi dada pelo Secretário de Tecnologia do TRE-AM, Rodrigo Camelo em entrevista a uma radio local.

Rodrigo Camelo ressaltou que o “Pardal” é uma ferramenta de utilização exclusiva para denúncias de irregularidades nas Eleições Municipais 2016. E que a determinação do uso deste aplicativo veio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por meio do Ministro Gilmar Mendes.

O Pardal foi utilizado em 2012 somente no Estado do Espírito Santo, e nestas eleições está sendo utilizado em todos os municípios do País.

A Comissão de Fiscalização de Propaganda, a Ouvidoria do TRE-AM, além do Ministério Público Eleitoral e Estadual já receberam uma média de 274 denúncias nos últimos 15 dias de uso do aplicativo.

“Considero o número baixo. Peço que a população faça uso do aplicativo ou dos telefones da ouvidoria para denunciar as irregularidades e fazermos portanto uma eleição limpa”, afirmou Camelo.

Da lista de denúncias, 115 são de Manaus, seguido do município da Região Metropolitana, Iranduba, seguido de Maués, São Paulo de Olivença. Municípios como Parintins aparecem com apenas uma denúncia até agora e Coari não apresenta denúncia.

“Após recebimento das denúncias, nós fazemos averiguação. É importante ressaltar que a denúncia não será anônima mas sigilosa e a ideia é aumentar a qualidade e reduzir o número de trotes”, ressaltou Rodrigo.

O uso de propaganda eleitoral irregular tem sido o maior número de denúncias recebidos pelo aplicativo. Todos os dias a Comissão de Fiscalização da Propaganda percorre as ruas de Manaus analisando as denúncias, notificando e se for o caso, autuando.

Além do aplicativo a população pode denunciar crimes eleitorais pelos telefones da ouvidora 0800 096 0004 ou 3611 4566.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *